Tenha equipes mais produtivas com as metodologias do Agile Marketing


Você já ouviu falar no termo Agile Marketing? Se ainda não, nós te explicamos o que é.

Agile Marketing é uma metodologia para agilizar os processos de marketing com o objetivo de orientar a gestão de projetos através de sistemas e ciclos pré-estabelecidos que irão ajudar a prever situações e a ter um maior controle das atividades.


Ficou confuso? Então, vamos mais a fundo. Com as mudanças no marketing, o consumidor passou a ser o foco principal e as estratégias traçadas pelo marketing precisaram acompanhar essas mudanças.


Portanto, é preciso que as respostas a essas mudanças sejam mais rápidas e, para isso, as equipes precisaram se adaptar a uma nova metodologia: - Se precisamos de equipes mais ágeis, precisamos de pessoas mais colaborativas e ter mais flexibilidade também. - Se queremos respostas mais rápidas, precisamos estar mais focados no consumidor. - Se queremos melhorias contínuas, precisamos planejar e avaliar estratégias em períodos mais curtos.


Com essas transformações, as estratégias de marketing conseguem ser mais produtivas e assertivas em relação ao consumidor.


São 4 os valores que buscam consolidar essa metodologia ágil:

- Valorização dos indivíduos e das interações mais do que processos e ferramentas. - Utilização de softwares - Colaboração com o cliente mais do que negociação de contratos - Responder rapidamente às mudanças mais do que seguir uma estratégia já traçada.


E por que a sua empresa deve se adaptar a essa nova proposta?

Vamos listar 7 vantagens do Agile Marketing para a sua equipe, mas muito mais do que as vantagens, é importante lembrar que os clientes são a principal razão da nossa existência como um negócio, por isso eles devem vir sempre em primeiro lugar. Então, você deve estruturar seu planejamento e trabalho com foco total nos clientes e o Agile Marketing tem essa consciência.

Vantagens:

- Aumenta a produtividade

- Maior eficiência

- Mantém o foco no consumidor

- Mais fácil adaptar-se às mudanças do mercado

- Aumenta o alinhamento da equipe

- Fomenta a inovação

- Colabora para a transformação digital


Diga adeus aos planejamentos de médio a longo prazo. Diante de um cenário de constantes mudanças no mercado, isso irá gerar desperdícios de tempo e dinheiro. Comece a trabalhar com planejamentos com períodos menores, com no máximo 30 dias. Assim, você conseguirá verificar o que está funcionando, alterar o que não está funcionando e adaptar o que pode ser melhorado.

Diferente do marketing convencional, o Agile Marketing te permite testar, estudar, mudar, alterar o que não está de acordo com os seus objetivos. E isso é extremamente necessário em todas as áreas, inclusive para conseguirmos nos adaptar rapidamente às inovações.

Implementar esse processo pode demorar um pouco (em média 3 meses) mas os resultados serão logos percebidos pela equipe e pelos seus clientes.

Há muitas ferramentas que o ajudarão com a implementação da metodologia e ajudarão a organizar o seu time de marketing ágil.

Você verá que em breve você “ fará o dobro do trabalho na metade do tempo”.




Contatos:

Estamos ON!

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle