Starbucks - Um case de amor

Atualizado: 14 de Nov de 2020


Mais uma empresa da qual somos fãs e por isso queremos dividir com vocês. Principalmente porque o sucesso começou com um projeto de endomarketing maravilhoso. Joseph Michelli em seu livro A Estratégia Starbucks nos explica muito bem a estratégia e além de falar sobre um super case de sucesso, é sobre te fazer uma pessoa melhor. Vamos aos 5 princípios simples e mágicos que fizeram da Starbucks a gigante de hoje.


1- Aja como se fosse o dono!


A Starbucks batalhou meios para fazer seus parceiros empregarem, com intensidade, suas paixões e talentos em cada dia de trabalho. Simultaneamente, assegurar que as diferenças individuais sejam harmonizadas em uma grande experiência para os clientes.

Para aliar as particularidades de cada funcionário aos anseios da empresa de forma que não se tornasse um caos, a alta direção da empresa criou As Cinco Maneiras de Ser, que são:

Ser acolhedor

Ser autêntico

Ser atencioso

Ser bem-informado

Ser envolvido


2- Tudo importa

Se você pensa que o cliente não percebe quando algo está fora do lugar, pense de novo. No varejo tudo são detalhes, na verdade, negócios são detalhes. Quando esses detalhes são negligenciados ou não percebidos, até o mais paciente dos clientes pode ficar frustrado, e erros onerosos podem ocorrer.


3. Surpresa e encantamento

A Starbucks é mestre em surpreender e encantar pessoas.A Starbucks percebeu que duas coisas são fundamentais pra gerar isso: previsibilidade e aumento gratuito do valor agregado, ou seja, eu quero ter certeza que serei bem atendido novamente e que meu café esteja tão gostoso quanto o último, mas seria bom experimentar algo novo de vez em quando.


4- Abrace a oposição

Aqui eles ensinam 2 coisas:

1) não tente convencer alguém que discorda de você, ao invés disso, escute-o e veja se pode tirar algo positivo do que ele tem a dizer;

2) não tente forçar alguém a aceitar você, mostre o que sua empresa pode fazer por ele e pela comunidade.


5. Deixe sua marca.

A definição deste princípio é simples: faça algo de bom para as pessoas a sua volta, clientes, funcionários e comunidade. Sua empresa pode ser peque, mas o tamanho das ações não importa, desde que sejam feitas de forma verdadeira. Se sua empresa tem 3 funcionários, comece deixando sua marca em 3 vidas.


Quando aplicados com coerência e entusiasmo, esses conceitos permitem que pessoas e empresas aproveitem a experiência Starbucks, aprender com ela, pois foi essa a estratégia que levou a empresa a ser uma gigante internacional

0 visualização0 comentário