Quais as principais métricas do Instagram?




Você criou um perfil profissional no Instagram e não sabe exatamente porque todo mundo fala que precisa observar as métricas? Quer saber? Porque é através delas que você vai entender como os seus seguidores se comportam, o que eles mais curtem, o que não gostam e o que pode ser feito para que a sua estratégia alcance seu público-alvo de maneira mais eficaz.


Acompanhar e analisar as métricas é uma atividade importante em qualquer rede social, leva à interpretação das informações, testes e mudanças importantes para a evolução da sua marca, e deste seu canal de contato com o seu público-alvo. Vamos às principais métricas. Aqui falaremos sobre 8 métricas importantes para que você acompanhe e garanta o seu sucesso:

  1. Alcance

  2. Impressões

  3. Interações

  4. Engajamento por post

  5. Crescimento de seguidores

  6. Visualizações.

Antes de começarmos a explicar cada uma delas, queremos ressaltar que para definir realmente as mais importantes para você é preciso definir os seus objetivos, Vamos a elas:


1 - Alcance


Alcance é o número de pessoas que viram o seu post. Assim como o número de seguidores, os dados de alcance também são excelentes para avaliar o crescimento do perfil, já que levam em consideração o total de contas atingidas e quais publicações têm melhor desempenho.

2 - Impressões


São a quantidade de vezes que um post, stories ou seu perfil foram visualizados dentro de um determinado período de tempo.

Diferente do que acontece com o alcance, o número de impressões mostra quantas vezes as suas postagens foram mostradas para as pessoas. Aqui está valendo se as pessoas estão vendo pela primeira vez ou pela décima vez. Porque se elas se interessaram pela postagem, podem voltar a acessá-la.

Por isso, o número de impressões será sempre maior que o alcance e um bom ponto de partida para comparar quais conteúdos estão atingindo mais pessoas (ou seja, contas únicas) e quais publicações estão sendo mostradas para os mesmos usuários de forma repetitiva.


3 – Interações.


Para o Instagram, interações são: curtidas, comentários, salvamentos de posts, etc.

Ela representa o nível de interação dos usuários alcançados por um post ou página. A taxa de engajamento de um perfil pode ser calculada a partir do número médio de interações em um determinado período dividido pela quantidade de seguidores da página no mesmo período. Mas você também pode observar o engajamento por post que é o número de interações do post dividido pelo alcance dele no período.

Diferença entre engajamento e taxa de engajamento

O engajamento é um termômetro que mostra se você está fazendo um bom trabalho em termos de conteúdo e como o público está respondendo a isso.

Já a taxa de engajamento é uma unidade de medida que serve para avaliar o grau de envolvimento do público com os seus posts ou com a sua página.


4 - Cliques no Link.


Atenção: hoje, a única maneira de inserir uma URL clicável no Instagram é por meio da bio, e é possível acessar o número de cliques desse link. Por isso mantenha-a sempre atualizada com seus novos.

URLs em legendas e comentários não podem ser clicados. Só se estivermos falando de anúncios, produtos do Instagram Shop e links do Stories ( mas se você tiver mais de 10 mil seguidores ou uma conta verificada, é claro).

Portanto, fique atento e mantenha a URL da bio sempre atualizada com novos conteúdos que você está produzindo e divulgando.

Lembre que a taxa de cliques pode estar ligada à taxa de conversão para o site.

5 – Crescimento de seguidores.


Acho que todo mundo fica de olho nessa métrica não é mesmo? Afinal de contas, mostra s o seu perfil está conquistando novos fãs. Mas para acompanhar de maneira realmente profissional, calcule também o saldo do crescimento, considerando a quantidade de unfollows do mesmo período.


6 – Visualizações


Esta é uma métrica do Instagram para vídeos e Stories que apresenta a quantidade de vezes que aquele material foi visto. Assim como falamos no item 3, podemos também analisar a taxa de visualização que é a quantidade de views no período dividido pelo número de impressões dele.

Não se esqueça que uma pessoa pode passar por um post com vídeo no feed, mas não assistir. Essa situação será contabilizada como uma impressão, mas não uma visualização.

Como você viu, acompanhar uma conta no Instagram, com todas essas métricas é trabalhoso e às vezes estressante. E pode ser que não seja o objetivo final do seu negócio.


Não se preocupe, entre em contato com a gente. Podemos ajudar você, fazer esta análise e sugerir estratégias que melhores sua performance no Instagram.


Entre em contato.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo