Dicas de Marketing de Philip Kotler


Para sua empresa crescer e se desenvolver, independente do seu tamanho, é necessário sempre atrair mais clientes. Tornar sua empresa conhecida. É para isso é preciso investir em Marketing. É através de ações de marketing o público tomará conhecimento do seu produto ou serviço, conhecerá sua marca e desenvolverá um relacionamento com ela.


Para que este relacionamento seja bem sucedido é sempre bom seguir Dicas de Philip Kotler que é conhecido como o Guru do Marketing. Ele é considerado o maior especialista na área, tendo prestado consultoria nas áreas de planejamento estratégico, marketing internacional e estratégias para grandes empresas como: IBM, Motorola e Bank of America. Sua influência para o marketing é muito grande no mundo todo.


E é por isso que resolvemos trazer algumas de suas dicas para compartilhar com vocês. Anotem aí:

  1. Marketing não é apenas um departamento

  2. Conheça e identifique seu público alvo

  3. Intensifique ações nas redes sociais

  4. Tenha e respeite a sua missão

  5. Não esqueça dos clientes já conquistados

Agora vamos aos detalhes:

1) Marketing não é apenas um departamento


Para Philip Kotler o marketing deve ter ligação direta com todos os outros departamentos de uma empresa, pois ele faz parte de um sistema inteiro, e não é apenas um setor isolado. Afinal de contas, o marketing foi criado para atender às necessidades do consumidor e, com isso, gerar lucro à empresa. Um de seus papéis é acompanhar de perto as ações de todos os departamentos que fazem parte de uma empresa, sugerir melhorias, para que a entrega ao cliente seja a melhor possível e, assim, o retorno aos negócios seja garantido e satisfatório.

2) Conheça e identifique seu público alvo


Saber qual é o seu público-alvo é um dos grandes diferenciais para uma empresa ter mais sucesso nas vendas de seus produtos ou serviços. A abordagem personalizada com determinado grupo de pessoas possui mais efetividade quando se aproxima das expectativas e necessidades reais dos clientes.

Por isso, trabalhar um marketing segmentado, em vez de um mais geral (sem público definido), pode ser um grande diferencial competitivo para as empresas que possuem muitos concorrentes diretos em seu mercado de atuação. Especialistas apontam, inclusive, a tendência atual de investir no micromarketing ou marketing de precisão, ou seja, que a empresa conheça de perto seus consumidores e faça campanhas direcionadas para esse público.


3) Intensifique ações nas redes sociais

Se você ainda não usa bem as redes sociais na empresa, está na hora de repensar e rever isso o quanto antes. Essa pode ser uma das formas mais baratas e eficientes para desenvolver suas estratégias de marketing digital. Através das redes sociais as empresas, ou as marcas, podem se relacionar com seus os consumidores. Mas é preciso gerar relacionamentos. Contar histórias envolventes, interagir com o público para que ele sinta que a empresa ou marca está mais próxima dele.

4)Tenha e respeite a sua missão


Philip Kotler dizia que o importante não é o que você vende ou faz, mas o porquê você faz o que faz. Por isso é importante que você e sua empresa tenham missão, visão e valores muito bem definidos, e que antes de pensar na obtenção de lucro, tudo isso seja respeitado.


Isso porque é fundamental, para todas as marcas, saberem quem são e onde querem chegar em curto, médio e longo prazo. Esta consciência permite que tanto que você sinta-se realizado ao ver o progresso de seus negócios, quanto que seus clientes se identifiquem com a sua empresa, pois terão a nítida sensação de que a marca não está no mercado apenas para lucrar, mas também para contribuir de alguma forma com seus consumidores e com o mundo ao redor, o que, consequentemente, gera resultados positivos para a organização.


E quanto mais simples e aplicável a missão, melhor. Vejamos a Disney:

Missão: Fazer as pessoas felizes

Visão: Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças

Valores: criatividade, sonhos e imaginação


Simples de serem entendidos por todos, desde o CEO até o colaborador mais simples como uma pessoa da área da limpeza nos parques. Eles sabem as razões de estarem ali: Basta segui-las. Assim, com todos trabalhando com um único foco, será mais fácil para a empresa atingir seus objetivos.


5) Não esqueça dos clientes já conquistados

Um dos maiores erros nas campanhas de marketing é a busca incessante por novos consumidores e o abandono por completo daqueles que já compraram na empresa. Por isso, focar em ações destinadas a quem já conhece o seu produto pode render ainda mais vendas e manter a lucratividade crescente. Para uma campanha de sucesso destinada a esse público, é preciso entender o comportamento dele e direcionar o investimento em busca de mais conversões. Seja o mais pessoal possível. Isso pode ser feito através de promoções exclusivas, contato através do e-mail como a newsletter e interações diferenciadas e criativas.


Isso vale também para os próprios colaboradores. É preciso que eles estejam satisfeitos em trabalhar na empresa. É preciso tratá-los como clientes, não para influenciá-los, mas para atender suas necessidades.


Apresentamos aqui apenas 5 Dicas mas, acredite, os ensinamentos de Philip Kotler são muitos, e nós como fãs, não nos cansamos de estudá-los para aplicá-los em nosso trabalho diário de marketing. Sempre há coisas novas para aprender. Esperamos que você tenha curtido as dicas.

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