As tendências que prometem agitar o mundo digital em 2021

Atualizado: Jan 8


Eu sou Bell Monte, diretora de Arte, uma das CEOs da Mezcla Comunicação, Digital influencer e colunista da revista @absolut_rio (sim, desenvolvi várias habilidades na pandemia) e vou compartilhar com vocês o que nós acreditamos ser tendência para o mundo digital em 2021.

É inegável que a pandemia e o distanciamento social modificaram os nossos hábitos de consumo e aceleraram um processo que já estava em andamento – a digitalização das empresas. Passamos mais do que nunca, a interagir com as pessoas e as marcas no ambiente digital e encontramos, principalmente nas redes sociais, a melhor maneira de nos relacionarmos sem contato físico.

O contexto pandêmico impactou diretamente no comportamento do consumidor e também a forma como as marcas conduzem seus negócios. No cenário atual, cada vez mais produtos e serviços migram para a internet.



Ao mesmo tempo, lidamos com um consumidor mais exigente. O relacionamento de longo prazo passou a ser palavra de ordem para o marketing que deixou de ser algo estritamente comercial para construir relações de confiança e que gerem identificação.

Hoje, para conquistar o público, as marcas precisaram se reinventar e mostrar uma ampla capacidade de adaptar seus produtos e serviços a cada um de seus consumidores. A personalização dos produtos ganha cada vez mais força. Além disso, os consumidores tendem a valorizar marcas que acompanham suas vivências do dia-a-dia e que propõem soluções para as suas necessidades. Existe aqui, uma necessidade de criar momentos únicos e memoráveis. É o que nós chamamos de experiência.


Para 2021, seguem alguns palpites com base no comportamento do consumidor e também das empresas. Querem fazer uma aposta?

Acreditamos que será o ano da integração dos e-commerces com as redes sociais. Em agosto deste ano, o faturamento do e-commerce brasileiro já ultrapassava a marca de R$40 bilhões de reais em comparação ao ano anterior. Há pouco mais de dois meses, o Instagram mudou o visual e incluiu no rodapé da rede social uma bolsinha que te permite ver todas as lojas que você segue e sugestões.

E se estamos falando de e-commerce, temos que falar dos chatbots e atendentes virtuais, que já são conhecidos de todos e são apenas o início do que a IA poderá oferecer pois com processos de machine learning cada vez mais sofisticados esses recursos tornarão a experiência do usuário cada dia mais otimizada e mais efetivos (e detalhe, com os avanços tecnológicos, em breve, nem saberemos diferenciar os robôs de pessoas).


E por fim temos duas tendências que estão se solidificando e ajudarão cada vez mais o seu relacionamento com cliente.


1) Marketing de conteúdo: uma estratégia que, através da criação de conteúdo relevante (vídeos, lives, IGTVs, ) é uma forte ferramenta de atração de clientes. Vale ressaltar aqui a importância de entregar conteúdos dos mais variados tipos e explorar as mais diversas plataformas. Se destacar no meio de tantos outros não é uma tarefa fácil, mas é possível!

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing que não faz promoção direta da marca, mas atrai o público-alvo ao trazer soluções para seus problemas.

2) Marketing de influência: Os influenciadores estão com força total, mais uma vez! Com a proposta de que eles de fato usam os produtos que recomendam, eles têm seguidores mais fiéis e segmentados, o que pode gerar uma taxa de conversão mais efetiva para sua marca. Vemos aqui que a identificação do consumidor é muito maior. É aquela velha história do hidratante Monange né? Quem acreditava que a Xuxa, embaixadora da marca, usava? Precisamos trabalhar com pessoas reais, que sejam a cara do produto, que se identifiquem com o que estão vendendo para passar a mensagem mais verdadeira possível para o público.

Mapeie quem são os influenciadores relevantes para a sua marca. A Anitta não vende só porque é Anitta mas porque diferente de muitos outros artistas, ela consegue transitar por várias classes econômicas. O marketing será essencial, mas somente através de estratégias será possível atrair, engajar e conquistar novos clientes transformando-os em leads qualificados.


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