Aguce os 5 sentidos dos seus clientes através do marketing sensorial


Não tem imagem que represente melhor o marketing sensorial do que uma sala de cinema.


Vocês com certeza já ouviram aquele ditado de que a primeira impressão é a que fica. Hoje, mais do que nunca, é importantíssimo que o seu cliente tenha uma experiência única. E quando falamos em experiência única estamos englobando o todo: desde o atendimento até o ambiente. Fazer com que ele se sinta confortável é superimportante.⠀

E o marketing sensorial é exatamente isso! As ações de marketing sensorial buscam causar identificação com uma marca não só pelo aspecto visual das propagandas ou vitrines, mas também com fragrâncias (que ativam o olfato) ou com músicas (que ativam a audição) nos pontos de venda, por exemplo.⠀

Conheça as vantagens do marketing sensorial:

  1. Maior identificação com a marca;

  2. Despertar o desejo de compra;

  3. Custo mais baixo que os meios tradicionais;

  4. Explorar os produtos de maneira diferenciada;

  5. Fidelização dos clientes;

  6. Oferecer experiência totalmente única com o produto ou serviço;

  7. Criar lembranças nos seus clientes (que serão ativadas sempre que eles forem expostos a determinados estímulos, como aromas ou sons).

Saiba como estimular cada um dos sentidos dos seus clientes através do marketing sensorial: Audição:

Junto do olfato, a audição é um dos sentidos mais usados nas campanhas de marketing sensorial – e ambos trabalham muito bem juntos. Basta lembrar das tradicionais músicas de elevador que visavam criar uma experiência agradável e positiva nas pessoas. Assim, é feito com as lojas que criam playlists exclusivas. É importante escolher músicas e sons que tenham relação com seu produto, com os valores do seu negócio e com o público que deseja atrair. Olfato: Quem nunca foi levado a uma lembrança através do olfato? Determinados cheiros conseguem despertar nas pessoas lembranças e permitem que os clientes façam associações de maneira muito rápida. As empresas que trabalham com alimentos, perfumes e cosméticos com certeza são as que mais s beneficiam dessas ações mas é possível ousar. Um exemplo nada óbvio e que tem sido muito usado pelas lojas são os perfumes nas roupas e sapatos. Aqui também, damos um exemplo: um comércio de pranchas de surf, que pode tentar trazer a atmosfera da praia com o aroma do mar para dentro do seu negócio. Paladar: Oferecer algo para seus clientes degustarem ajuda a despertar a vontade neles de consumirem seus produtos. Mesmo os negócios que não trabalham com alimentação podem oferecer café, bolachas, cappuccino e outros mimos, assim como já fazem as lojas masculinas ao oferecerem uma cervejinha.

Visão: A visão é um dos sentidos mais usados nas campanhas de marketing e publicidade. A decoração da vitrine, do ponto de venda e organização devem ser criadas com foco em valorizar os produtos. No marketing digital, fotos elaboradas, com boa iluminação, como por exemplo, fotos de pratos bonitos e bem elaborados realmente chamam a atenção dos consumidores.

Por fim, o tato: Imagina uma loja de lençóis ou colchões, oferecendo aos seus clientes a experiência de deitar em uma cama com um lençol diferenciado ou experimentar o conforto de um colchão novo? Em perfumarias ou lojas de maquiagem é comum experimentar uma nova fragrância ou uma maquiagem e – tudo isso estimula a compra e são ações simples de serem colocadas em prática.

O marketing sensorial é uma excelente alternativa aos meios tradicionais. São ações que apelam para o uso dos nossos sentidos de modo a comunicar de maneira subliminar a mensagem que a empresa deseja transmitir sobre seu produto ou serviço. Criar experiências genuínas e únicas, aproxima a sua marca e ajuda na identificação dos consumidores. ⠀

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