A evolução do Marketing e os desafios para as novas empresas

Atualizado: Jan 8


Nós estamos em constante evolução e com o marketing não poderia ser é diferente. Com tantas mudanças é natural que tanto a gente, quanto as ferramentas e tecnologias se adaptem.

Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing, em seus livros, definiu as várias etapas do marketing.

Marketing 1.0 – Estratégias centradas no produto.

A produção em massa ganhava força no início da Revolução Industrial. Começava-se a produzir em larga escala então era preciso vender o produto!


Marketing 2.0 - Foco no cliente.

Com o consumo de produtos, serviços, preços e marcas, as pessoas ficaram muito mais exigentes. Falar só do produto não as convenciam mais a comprar.

Em 1960, Jerome McCarthy criou os famosos 4 P’s do marketing: produto, preço, praça e promoção que é o primeiro passo de segmentação baseado nas preferências do público.


Marketing 3.0 - Voltado aos valores.

Enquanto o marketing 2.0 se concentra nas necessidades de grupos, sua evolução é ainda mais personalizada. Aqui já estamos falamos sobre a internet. É aqui que visualizamos pessoas falando para pessoas. O foco é a humanização. Foi quando criou-se o conceito de persona, um personagem fictício para o qual as companhias passam a falar. Gerar empatia torna-se uma necessidade. A criação de conteúdo, o recolhimento de leads e a fidelização de clientes são práticas que levam ao sucesso.

Marketing 4.0 - O foco é o SER HUMANO.

A ideia é a unificação entre marcas e pessoas. É o marketing dos sentimentos humanos, de transformações sociais, de textos bem elaborados que toquem o coração, a razão e a consciência do consumidor.


E aqui, mais uma vez, vemos o quanto o marketing mudou. Como a nossa forma de consumir e a nossa relação com as marcas mudaram. Hoje cada mínimo detalhe precisa ser pensado de forma estratégica para conquistar o cliente. É necessário muito mais do que apenas um bom produto. É preciso encantar, surpreender, proporcionar uma experiência que seja memorável.


E aí, vocês estão acompanhando esta evolução do marketing? Sua empresa está preparada?

Contatos:

Estamos ON!

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle